Mahatma Gandhi - Meu sonho não tem fim

Mahatma Gandhi

   Voltar à Lista

Mohandas “Mahatma” Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, em Porbandar, Índia.

 

Aos dezenove anos, iniciou o curso de Direito, na Universidade de Londres. Dois anos depois de formado, em 1893, viajou para Durban, na África do Sul, iniciando sua trajetória política, advogando contra as leis discriminatórias então vigentes, criando também o movimento pacifista de luta pelos direitos dos hindus.

 

Ao retornar à Índia, após sua carreira de advogado na África do Sul, deixou de usar as roupas que representavam riqueza e sucesso, passando a usar um tipo de roupa que costumava ser usada pelos mais pobres entre os indianos.

 

Aumentou sua resistência passiva, negando colaboração ao domínio britânico e pregando a não violência como forma de luta. Ganhou notoriedade internacional com sua política de desobediência civil, usando o jejum como forma de protesto. Teve sua prisão decretada diversas vezes pelas autoridades inglesas, prisões das quais, sempre foram seguidas de grandes protestos pela sua libertação.

 

Uma de suas mais eficientes ações foi a “Marcha do sal”, quando, caminhou 320 quilômetros a pé até o mar, ao lado de milhares de pessoas, a fim de coletarem seu próprio sal, ao invés de pagarem a taxa imposta pelo sal comprado.

 

Gandhi sempre teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costumava-se dizer que ele terminava rixas comunais (os muçulmanos reivindicavam um Estado independente) apenas com sua presença.

 

Finalmente a Índia conquistou sua independência, e criou-se também o Estado muçulmano do Paquistão. Porém, Gandhi posicionou-se contra esta divisão, e no dia da transferência de poder, em 1947, não celebrou a independência, ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país. Acabou aceitando a divisão, atraindo o ódio dos nacionalistas hindus.

 

Em 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical que o responsabilizava pelo enfraquecimento do novo governo, ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão.

   Voltar à Lista

 


Copyright © 2017 ONG “Meu sonho não tem fim” - Todos os direitos reservados.

Powered by 2 SYS